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6 dicas para fazer o bebê dormir a noite toda

O sono contínuo é importante para o desenvolvimento saudável do bebê; conheça estratégias para facilitar que isso aconteça

Colocar o bebê para dormir à noite – e conseguir que ele efetivamente durma no horário e local ideais – é um desafio para muitos pais. Mas a dificuldade inicial não deve ser motivo para desistir, porque o sono noturno contínuo é muito importante para o desenvolvimento do bebê.

É durante essas horas de descanso que as informações absorvidas ao longo do dia são apreendidas pelo cérebro e transformadas em memórias, que o hormônio responsável pelo crescimento é liberado pelo organismo e que a coordenação motora e a noção espacial do próprio corpo são desenvolvidas. O sono também diminui a ansiedade dos bebês, ou seja, os deixa mais calmos nas horas em que estão acordados.

Por isso, vale muito a pena investir em uma rotina do sono a partir dos três meses de vida do bebê – antes disso, seu sono é fragmentado porque ele não tem maturidade neurológica e endocrinológica para ter um sono consolidado.

Do terceiro mês em diante, o ritmo biológico natural do bebê se modifica, ele passa a entender a diferença entre o dia e a noite e aprende o que lhe for ensinado como rotina.

Isso engloba refeições, banho, lazer e hora de dormir. Esta última é essencial porque quando o bebê dorme cedo, consegue acordar mais cedo e cumprir suas atividades.

Dicas práticas
Então vamos à parte prática disso tudo. Com as dicas a seguir, os pais têm muito mais chances de êxito na missão de fazer o bebê dormir a noite toda.

1) Dono do seu espaço
O local mais indicado para o bebê dormir é o berço. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a criança tenha seu espaço e esclarece que o colchão deve ser firme e não pode haver lençóis ou cobertores frouxos e objetos macios em volta da criança. Além disso, o bebê deve dormir de barriga para cima.

Se seu filho tiver dificuldade para dormir no berço no início, fique ao lado dele até ele pegar no sono. Caso seu bebê esteja apresentando muita resistência ou acordando diversas vezes durante a noite, converse com o pediatra e peça orientações de como agir. A criança pode ter algum problema, como refluxo, ou estar completamente saudável e mesmo assim ter dificuldades para adormecer. Mas é preciso que o médico saiba da situação e possa analisar cada caso para orientar da melhor forma.

2) Seguir os três passos da Rotina JOHNSON’S® Hora do Sono
Após analisar o sono de mais de 80 mil bebês ao redor do mundo, JOHNSON’S® traz três passos que ajudam o bebê a dormir melhor e por mais tempo durante a noite.

O primeiro passo é um banho morno que vai ajudar o pequeno a ficar tranquilo – e, consequentemente, a dormir melhor. O segundo passo da rotina é fazer uma massagem no bebê. Isso fará com que ele se sinta mais seguro, relaxado e pronto para dormir. O último passo da rotina é criar um momento tranquilo com o pequeno. O contato próximo vai ajudar a acalmar ainda mais sua respiração.

Nesse momento, vale ler uma historinha ou cantar uma música de ninar e nada de brincadeiras agitadas ou muita luz. Existem produtos para o banho do bebê com elementos calmantes específicos para ajudar na hora do sono. Aposte neles como aliados nesse momento de relaxamento.

3) Pijaminhas confortáveis
Não importa a idade: ninguém gosta de dormir com roupas que incomodem. O bebê precisa de pijamas confortáveis para ter uma boa noite de sono. Prefira peças de algodão, sem muitos botões e sem elásticos apertados na cintura.

4) Temperatura equilibrada
O quarto do bebê não pode estar nem muito frio nem muito quente para que ele tenha uma noite de sono contínua. Logo, se for uma noite muito fria, ligue o aquecedor; se o ar estiver muito seco, use um umidificador.

5) Pouca luz
Um ambiente propício ao sono tranquilo precisa estar pouco ou nada iluminado. Caso seja necessária alguma iluminação, uma lâmpada de tomada ou um abajur de luz baixa dá conta do recado.

6) Som ambiente
A música ajuda a relaxar – desde que seja suave, é claro. Ligue o som no quarto do bebê quando ele estiver prestes a dormir e, dessa forma, facilite que ele se entregue ao sono. Quando ele tiver adormecido, desligue o som, para não correr o risco de atrapalhar o ciclo do sono.

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