Skip to main content

Manter a pele do bebê limpa é essencial para a boa saúde, e o banho é um momento maravilhoso para estimular os sentidos do seu filho, ajudando o desenvolvimento bem no início.

A maioria dos pediatras e enfermeiras recomendam que o banho deve ser diário, mas pode ser espaçado (3 a 4 dias) desde que se realize a higiene das pregas, cordão e área de fraldas. Os banhos de banheira ou bacias são recomendados, evitar uso de esponja. A temperatura ideal é entre 35-36º C. Deve ser utilizado sabonete infantil suave, logo após ensaboar deve ser realizado o enxague e a duração total deve fi car entre 5 a 10 minutos. Secar com suavidade (sem esfregar) com uma toalha macia e limpa.

Durante o banho, seu toque suave, ao mesmo tempo que você segura e lava seu bebê, pode melhorar o desenvolvimento fisiológico, cognitivo, emocional e social, enquanto a fragância dos Sabonetes Líquidos JOHNSON’S® (como JOHNSON’S® baby Sabonete Líquido Glicerinado da Cabeça aos Pés) pode melhorar o humor, a sensação de calma e a atenção dele.

Certifique-se de ter tudo de que precisa antes de começar o banho.
Depois do banho…

Como dar um banho no bebê

  1. Proporcione Tranquilidade

    Reserve alguns minutos para conversar com seu bebê sobre o dia dele, enquanto prepara a transição para a hora do banho. Tire a roupinha, exceto a fralda, e enrole-o em uma toalha.

  2. Lave os Olhos Dele

    Segurando a cabeça do bebê, com um chumaço de algodão umedecido com água morna, limpe delicadamente em volta dos olhinhos dele. As bolinhas de algodão são ideais para isso, pois não soltam fiapos.

  3. Lave o Rosto Dele

    Usando uma fralda de pano macia, limpe em volta da boca, nariz e rosto do bebê, passando do meio do rosto para fora, utilizando apenas água. Tome bastante cuidado atrás das orelhas, embaixo do queixo e dobrinhas do pescoço. Lembre-se: nunca coloque nada dentro do ouvido e nariz. Seque delicadamente.

  4. Lave o Cabelo Dele

    Mantendo o bebê enrolado em uma toalha, coloque o braço embaixo das costas e a mão atrás da cabeça. Com a mão livre, molhe o cabelo do bebê com a fralda. Aplique uma pequena quantidade de sabonete líquido para bebês, como JOHNSON'S® baby Sabonete Líquido Glicerinado da Cabeça aos Pés, que é especialmente formulado para não arder nos olhos, e massageie delicadamente a cabeça inteira.

  5. Lave o Corpo Dele

    Em seguida, lave o corpo do bebê, usando um sabonete líquido suave, confiável e livre de sabão. JOHNSON'S® baby Sabonete Líquido Glicerinado da Cabeça aos Pés é suave o suficiente para ser usado na pele e cabelo do recém-nascido. Na verdade, é mais utilizado em hospitais e maternidades do que qualquer outro sabonete.

    Molhe, faça espuma na mão, e comece a lavar o restante do corpo, na região da fralda, caso seja menina, limpe a área genital lavando da frente para trás. Se forem meninos, lave também da frente para trás e seque completamente. Se o menino não tiver sido circuncidado, evite puxar o prepúcio para trás.

    Lembre-se de enxaguar e secar bem todas as dobrinhas, pois a umidade excessiva pode causar irritação da pele. Lave a área da fralda por último, usando água morna limpa. Caso seja menina, limpe a área genital lavando da frente para trás. Se forem meninos, lave também da frente para trás e seque completamente. Se o menino não tiver sido circuncidado, evite puxar o prepúcio para trás.

  6. Cuide do Cordão Umbilical

    Antes de limpar o cordão umbilical do seu bebê, você pode colocar uma camiseta e fralda para mantê-lo aquecido. Lembre-se de evitar cobrir o cordão com a fralda, pois essa região deve ser mantida sempre seca e limpa.
    Limpe em torno e na base do cordão com uma bolinha de algodão. Não tenha medo de limpar o cordão; quanto mais rápido a base secar, mais cedo o cordão vai cair.

  7. Hidrate seu Bebê

    Hidratar seu bebê é parte essencial do esquema de cuidados com a pele. Use produtos delicados, como JOHNSON’S® baby Loção Hidratante ou JOHNSON’S® baby Óleo, para proteger a pele do seu bebê e mantê-la saudável.

  8. Vista seu Bebê

    Certifique-se de que o bebê esteja totalmente seco antes de vesti-lo. Então, ponha a roupa no seu filho e enrole-o em uma cobertinha para mantê-lo aquecido. Segure-o bem perto de você e aproveitem esse momento juntos.

Saiba que cuidados tomar ao escolher os produtos para o banho do seu bebê.

A ciência do bebê!

A cabeça do bebê tem um ponto mole (chamado de fontanelas ou moleira), em que o crânio ainda não está totalmente fechado. Ter esse ponto macio permite que o crânio do bebê se molde durante a passagem do canal vaginal. É seguro tocar e lavar essa área delicadamente.

Logo Baby Center

Enrolar seu recém-nascido em uma coberta aquecida depois do banho pode ajudá-lo a se sentir seguro. BabyCenter® compartilha passos simples dar banho no bebê.

Voltar ao topo