Skip to main content

Outra forma de fazer com que a hora do banho represente mais é utilizar esse momento para que o bebê também aprenda e descubra, à medida que cresce. Brincar na banheira com seu filho, oferecendo vários objetos, como jarras, canecas e livrinhos, amplia o aprendizado e os laços afetivos com você.

Seu filho desenvolve a autoconfiança quando consegue cuidar de si mesmo e do seu patinho de borracha, e quando descobre como estourar as bolhas de sabão. A capacidade de pensar aumenta quando ele usa a imaginação e brinca de faz de conta, ou quando faz conexões entre o que vê nos livros e sua própria “vida real”. Ele constrói habilidades de linguagem e reforça os músculos dos dedos e das mãos quando vira as páginas do livro e aprende novas palavras, enquanto vocês leem juntos.

Desenvolvimento socioemocional

O que você pode fazerO que seu filho está aprendendoPergunte a seu filho pequeno se ele gostaria de tentar se lavar sozinho.Que ele pode cuidar de si mesmo e que é um bom ajudante.Manifeste sua alegria com as descobertas e conquistas de seu filho pequeno. Diga-lhe que ele faz tudo muito bem, por exemplo, ao limpar e cuidar do patinho de borracha.Que ele é importante e capaz.Ajude-o a enfrentar as transições, avisando-o, com antecedência, que a hora do banho está acabando e deixando-o levar seu brinquedo favorito com ele.Que os sentimentos dele são importantes e que você vai ajudá-lo a lidar com situações difíceis.

Habilidades linguísticas e cognitivas

O que você pode fazerO que seu filho está aprendendoJuntos, explorem livros de borracha. Convide-o a apontar para objetos conhecidos. Mostre a ele a conexão que existe entre o que vê no livro e as coisas do mundo "real".Palavras novas e o amor pelos livros e pela leitura a qualquer hora e em qualquer lugar.Converse com seu filho pequeno sobre o que vocês fazem juntos durante o banho. Pergunte: “O patinho está com sede?”/ “O patinho precisa tomar banho?”Que é um bom comunicador. Que ele consegue desenvolver suas próprias ideias.Ajude seu filho pequeno a se tornar um bom solucionador de problemas, orientando-o sobre como ensaboar a esponja ou como encontrar a página que procura no livro.Que ele é capaz de enfrentar e superar os desafios.

Desenvolvimento físico

O que você pode fazerO que seu filho está aprendendoOfereça vários brinquedos seguros para sua criança explorar na banheira.Usar os dedos e as mãos para fazer as coisas funcionarem, como, por exemplo, pegar um jarro com firmeza e mergulhá-lo antes de jogar a água fora.Perceba de que maneira ele usa o corpo para fazer as coisas, como, por exemplo, ao estourar bolhas de sabão.Que ele tem um corpo saudável e forte, capaz de fazer coisas impressionantes. Isso contribui para desenvolver uma autoestima positiva.

Lembre-se: parte da diversão da hora do banho é garantir a segurança do seu bebê. NUNCA deixe um bebê sozinho na banheira. Nem por um segundo. Então, antes do banho, junte as coisas de que precisa e, caso o telefone toque, deixe cair na caixa postal. Além disso, não se esqueça de deixar a temperatura do aquecedor de água abaixo de 48 graus para evitar a possibilidade de queimaduras.

 

Dando banho no bebê

Aprenda os passos para dar banho no bebê.

Logo Baby Center

Você sabe que nunca deve deixar seu filho sozinho no banho, mas quais são as outras formas de mantê-lo seguro? O BabyCenter® compartilha algumas dicas de segurança para a hora do banho.

Voltar ao topo