Skip to main content

Seu toque suave e delicado durante o banho do bebê e o momento de carinho na sequência são fundamentais para o desenvolvimento feliz e saudável do seu filho. Mas o relatório JOHNSON’S® Global Bath Time Report divulgou que, apesar de 84% dos pais dizerem que a hora do banho é o tempo de maior qualidade que passam com seus pequenos, muitos subestimam os poderes e benefícios desse momento.

Pesquisas recentes revelam que as experiências multissensoriais são fundamentais para ajudar no melhor desenvolvimento do cérebro do bebê. Com oportunidades para tocar, ver, cheirar e ouvir, o banho é um momento excelente para você promover o crescimento dele.

Desenvolvimento socioemocional

O que você pode fazerO que seu filho está aprendendoDivirta-se e comemore as conquistas do seu filho, como, por exemplo, quando ele apertar a esponja e tirar água dela ou fizer um brinquedo boiar.Que ele é esperto e capaz, e que você se delicia ao compartilhar as descobertas dele quando brincam juntos.Explore e faça brincadeiras, como dar tapinhas na água, em movimentos de vaivém, para respingar.A habilidade de revezar e que participar de atividades em conjunto é divertido e recompensador.Abracem-se depois do banho e aproveitem para que se sintam mais próximos um do outro.Que ele é amado, o que contribui para desenvolver uma autoestima positiva.

Desenvolvendo e fortalecendo as habilidades linguísticas e cognitivas do bebê

O que você pode fazerO que seu filho está aprendendoFaça contato e dedique-se ao seu bebê. Por exemplo, quando ele emitir sons e fizer gestos, indicando que desejaria que você lesse um livro para ele, reaja com elogios e faça o que pediu.Que ele está se comunicando com você e que você o entende. Isso reforça que sons e ações são maneiras eficientes de demonstrar o que se pensa ou sente.Quando der banho no seu bebê, converse com ele e explique o que vocês estão fazendo juntos. Por exemplo, jogue o patinho de borracha na água e diga: "Veja, ele boia!".Falar com seu filho dessa maneira durante as atividades auxilia no aprendizado de palavras e conceitos, como afundar e boiar.Faça a hora do banho uma atividade divertida para ajudar seu filho a aprender novas habilidades. Mostre a ele como grudar letras feitas de esponja na lateral da banheira, como fazer o patinho grasnar, como fazer a água respingar alto e como achar a barriguinha dele embaixo das bolhas de sabão.Seu filho vai aprender a fazer as coisas copiando aquilo que você faz. Aprenderá a entender relações de causa e efeito quando fizer a água respingar e, quando achar a barriguinha dele, vai descobrir que as coisas ainda estão no mesmo lugar, mesmo quando não se pode vê-las. Ele fará tudo isso ao mesmo tempo que se sente mais próximo de você.Cante para seu bebê ou coloque uma música para tocar e cante junto!Ouvir música estimula as partes do cérebro do bebê responsáveis pela memória.

Entendendo melhor o desenvolvimento físico

O que você pode fazerO que seu filho está aprendendoFaça da hora do banho uma atividade divertida e educativa, oferecendo uma variedade de brinquedos para o seu bebê explorar e descobrir com as mãos.Como se divertir e explorar as coisas de uma maneira diferente enquanto estiver sentado. Transferir objetos de uma mão para a outra e usar as mãos para fazer as coisas funcionarem, como por exemplo, tentar grudar adesivos na lateral da banheira, ensina o seu bebê a se sentir mais seguro.Aponte e fale sobre as diferentes partes do corpo do seu bebê à medida que ele as usar. Elogie o seu bebê quando ele usar as mãos para estourar bolhas de sabão e diga a ele qual parte do corpo ele está usando.Aponte e fale sobre as diferentes partes do corpo do seu bebê à medida que ele as usar. Elogie o seu bebê quando ele usar as mãos para estourar bolhas de sabão e diga a ele qual parte do corpo ele está usando.

A ciência do bebê!

Fragâncias agradáveis e conhecidas podem alegrar seu bebê. Em estudos, os bebês que tomavam banho com um produto com fragância (em comparação com aqueles que não):

  • Demonstraram 30% mais sinais de envolvimento com os pais depois do banho.
  • Passaram quase 25% menos tempo chorando antes de dormir.
 

Lembre-se: parte de manter a diversão da hora do banho é garantir a segurança do seu bebê. NUNCA deixe o bebê sozinho na banheira. Nem por um segundo. Então, antes do banho, junte as coisas de que precisa e, caso o telefone toque, deixe cair na caixa postal. Além disso, verifique se a temperatura do aquecedor de água está abaixo de 48 graus para evitar a possibilidade de queimaduras.

Dando banho no bebê

Aprenda os passos para dar banho no bebê.

Logo Baby Center

Sabão, espuma, brinquedos… focar em objetos específicos com seu bebê o ajuda a reforçar a concentração. O BabyCenter® analisa essa habilidade cognitiva fundamental.

Voltar ao topo