Skip to main content

Ver a alegria nos olhos do seu filho e ouvi-lo dar risada já é motivo suficiente para gostar de brincar com ele. Entretanto, há uma razão ainda melhor para ele adorar brincar: o fato de que ajuda o seu desenvolvimento.

Ver a alegria nos olhos do seu filho e ouvi-lo dar risada já é motivo suficiente para gostar de brincar com ele. Entretanto, há uma razão ainda melhor para adorar brincar com ele: o fato de que ajuda o seu desenvolvimento.

Até os 3 anos de idade, 85% do cérebro do seu bebê está formado. Experiências que são repetitivas, consistentes, previsíveis e enriquecedoras podem promover um desenvolvimento saudável do cérebro do seu pequeno, mas experiências novas e diferentes, como aquelas que ele teve durante a brincadeira, também são importantes para dar forma ao seu crescimento.

Quando brincar com o bebê, envolva todos os sentidos: olhos, ouvidos, nariz, mãos e boca. Essas são as ferramentas que ele usa para explorar e aprender sobre o mundo.

Para estimular todos os sentidos, experimente alguns destes jogos:

Imitação

O bebê aprende a falar imitando os sons que fazemos. Estudos mostram que crianças com quem se conversa têm vocabulários maiores aos 2 anos de idade, e o número de palavras que o seu pequeno ouve até os 3 anos está ligado ao seu sucesso acadêmico no futuro.

Incentive seu bebê a conversar com você, falando com ele e faça elogios quando ele te imitar. Ao ler uma história, mostre que apertar um botão faz barulho, como um pato ou como mudar a página do livro.

Esconde-esconde

Quando estiver vestindo ou trocando a fralda do bebê, brinque de esconder o rosto atrás da fralda ou da roupinha. Primeiro, ele vai mostrar sua felicidade prestando bastante atenção. Depois, ele vai começar a rir, fazer sons e chutar as pernas. Em torno dos 9 meses, ele começará a achar você e puxar os objetos do seu rosto.

Música e dança

Se você tinha uma música favorita, que sua mãe cantava, continue a tradição e cante para o seu bebê. Não tenha vergonha da sua voz. Seu bebê vai adorar ouvi-la. Dance enquanto cantar para mantê-lo envolvido. Ouça diferentes tipos de música e descubra do que seu filho gosta mais.

Jogar bola

A bola é um ótimo brinquedo para ajudar seu bebê a explorar seus sentidos. Caso consiga, dê a ele uma bola com diferentes cores e texturas. Incentive-o a brincar com ela e a empurrá-la para frente e para trás. Deixe-o descobrir o que pode fazer com o brinquedo. Vá lá fora e jogue-a contra a parede ou chão.

Conforme seu bebê fica mais velho e cresce, ele aprende a usar o corpo para explorar o mundo. Ele também começa a tentar alcançar e pegar objetos, o que permite que ele interaja com os brinquedos de diferentes formas.

Com 9 meses de idade, seu bebê compreenderá causa e efeito. Então, ele vai entender que, se empurrar um botão no livrinho, um pato faz “quack-quack”. Além disso, ele vai compreender que coisas que ele não pode ver também existem. Você ainda está atrás da camiseta dele, mesmo que ele não a veja.

No seu primeiro aniversário, ele estará se comunicando usando gestos, expressões faciais, sons e, talvez, algumas palavras.

Hora da brincadeira com seu bebê

Ajude seu bebê a aprender e crescer por meio da brincadeira.

Logo Baby Center

Mais jogos com o bebê

Há muitos jogos para brincar com o bebê. O BabyCenter® traz dois novos jogos para cada semana do primeiro ano do seu bebê.

Voltar ao topo