Skip to main content

Sem você perceber, seu filho estará andando por todos os lados. Esse marco do desenvolvimento exige o seu incentivo, atenção e precauções de segurança.

A maioria dos bebês dá os primeiros passos no fim do primeiro ano (entre 9 e 12 meses). Não se preocupe se esse desenvolvimento vier um pouco mais tarde para o seu bebê. Muitas crianças não caminham até os 16 ou 17 meses. Caso ache que seu filho está com um atraso significativo, leve-o ao pediatra.

Como ele começa

A maior parte dos bebês começa engatinhando, apesar de alguns pularem essa parte indo direto para a fase de ficar em pé e, eventualmente, andar. Se seu bebê já é um experiente “engatinhador”, pode estar tentando fazer movimentos mais desafiadores, como subir as escadas. Apesar de isso poder ajudá-lo a julgar altura e profundidade, além de desenvolver seu senso de equilíbrio, por motivos de segurança, é importante instalar portõezinhos para que ele não tente subir sem você para ajudar.

Antes de andar, ele vai “se apoiar”

Bebês muito ágeis tentam ficar em pé e dar alguns passos enquanto se seguram em um móvel. Se ele ficar confiante, logo descobrirá como ir de um lado a outro do ambiente usando móveis para ajudar no equilíbrio. Aprender a fazer isso é a última habilidade física que precisa aprender antes de começar a andar sem assistência. Estenda as mãos para frente e incentive-o a apoiar em alguma coisa e, eventualmente, andar. Mostre como dobrar os joelhos para se sentar. Caso ele alcance um brinquedo tentando se movimentar de um lado a outro, lembre-se de elogiá-lo bastante.

Deixe sua casa segura

À medida que seu bebê ganha mobilidade, certifique-se de que sua casa está protegida. Um bebê começando a andar pode fazer muitas travessuras. Além disso, conforme ele usa as mãos, pernas e pés para se mover, tem mais probabilidade de se sujar, sua pele pode ficar ressecada por causa da fricção que ocorre ao caminhar e ele pode se tornar mais propenso a cortes e machucados.

Para ter uma forma fácil de manter seu filho limpo, umedeça uma fralda com JOHNSON'S® baby Sabonete Líquido Glicerinado da Cabeça aos Pés para limpá-lo com delicadeza entre um banho e outro. Use um sabonete líquido suave e hidratante quando der banho no bebê, como JOHNSON'S® baby moisture care baby wash.

Para manter a pele do seu bebê hidratada depois do banho, experimente um hidratante suave, como JOHNSON'S® baby lotion.

Com base no conteúdo de JOHNSON'S® Your Baby & Toddler, from Birth to 3 Years, DK Publishing Inc., 2004.

Hora da brincadeira com seu bebê

Ajude seu bebê a aprender e crescer por meio da brincadeira.

Logo Baby Center

Sem que você perceba, seu bebê vai passar de engatinhar para andar. O BabyCenter® te ajuda a estar pronta para outro marco excitante no desenvolvimento do seu bebê.

Voltar ao topo