Skip to main content

O eczema, ou dermatite atópica, é uma condição inflamatória crônica que afeta até 20% de todos os bebês. É frequentemente visto em bebês com histórico familiar de eczema, asma e rinite alérgica.

Normalmente, há períodos de erupção seguidos de períodos com ausência ou poucos sintomas. Nos bebês, o eczema geralmente surge como uma irritação que coça, com localização no rosto ou couro cabeludo. Em certos casos, alguns alimentos (como leite de vaca, ovos, trigo ou laranja) podem provocar erupções.

Nos bebês, o eczema normalmente aparece como uma irritação nas mãos, rosto, pescoço, parte interna dos cotovelos e atrás dos joelhos, mas pode se espalhar para outras áreas. As irritações de eczema estão associadas à coceira intensa (prurido). Caso a condição continue ou se torne severa, você deve conversar com o pediatra do seu bebê para entender se a condição é clínica (dermatite atópica) ou ressecamento, bem como aprender a tratar e manter. Veja algumas dicas para lidar com o eczema, assim como com a pele extremamente seca ou sensível:

  • Evite as coisas que você acha que podem causar coceira, como poeira, grama, mato, roupas de lã e alguns sabões, detergentes, amaciantes e perfumes. Pode ser útil manter um diário para identificar a causa.
  • Dê banhos curtos no bebê – não mais do que 5 ou 10 minutos – em água morna, não quente.
  • Use sabonetes ou shampoos suaves, elaborados especialmente para bebês com pele sensível. Tenha muito cuidado com áreas que normalmente ficam expostas ao ambiente.
  • Seque a pele depois do banho com uma toalha macia e imediatamente aplique hidratante. Não esfregue a pele.
  • Hidrate frequentemente durante o dia, principalmente depois do banho.
  • Use um creme emoliente, aplicando-o na pele com movimentos para baixo.

Apesar de o eczema ser uma condição irritante, principalmente durante períodos de erupção, ao seguir essas dicas você pode ajudar o seu bebê a se sentir mais confortável, ao mesmo tempo que envolve seu sentido do olfato e tato. Fragâncias agradáveis, como o das loções, quando unidos às suas interações carinhosas, podem criar memórias que durarão por muito tempo, além de ajudar no desenvolvimento cerebral do bebê.

Mitos do cuidado com a pele do bebê

Aprenda a cuidar da pele delicada do seu bebê.

Logo Baby Center

Visite BabyCenter® para saber mais sobre como reconhecer, tratar e prevenir o eczema.

Voltar ao topo