Skip to main content

Com 6 semanas, seu bebê começa a se tornar ainda mais responsivo. Ele pode estar mais tranquilo e pronto para uma massagem mais completa, dando a você ainda mais oportunidades de criar laços e envolver os sentidos, fazendo a massagem significar muito mais.

A massagem é uma ótima forma de se comunicar e introduzir a brincadeira e a diversão. Veja mais alguns movimentos para acrescentar à sua rotina.

Barriga

Massagear a barriga é uma forma agradável de fazer seu bebê se sentir seguro, assim como de ajudar em incômodos, a exemplo da cólica e da constipação.

Se seu bebê estiver feliz, você pode fazer movimentos de remada na barriga, alternando as mãos.


Escreva "Te amo" na barriguinha

Comece com uma mão em repouso.

  1. Faça um único movimento para baixo, com a mão direita do lado esquerdo da barriga do bebê.
  2. Faça um “L” ao contrário, lateralmente, indo da direita para a esquerda.
  3. Faça um “U” de ponta cabeça, começando pel o lado direito do bebê, na parte de baixo da barriga, subindo, atravessando de um lado para o outro e descendo pela esquerda. Diga “Eu te amo”, enquanto faz os movimentos.

Peito

Massagem suave no peito pode ajudar a aliviar problemas de congestão. Quando estiver tocando delicadamente o peito, às vezes precisará parar e, com as mãos repousando, compartilhem o que estão sentindo.

Com as duas mãos no centro do peito, massageie para os lados, como se estivesse esticando as páginas de um livro. Mantendo contato com seu bebê, deslize as mãos para baixo, em volta e de novo no centro.


Relaxamento pelo toque

O relaxamento pelo toque pode ser usado em qualquer idade ou a qualquer hora durante a massagem. Às vezes, os bebês podem acumular muita tensão no corpo, cuja técnica nos braços e pernas os estimula a relaxar.

Delicadamente, molde suas mãos em torno do braço e da perna do bebê, pedindo que ele relaxe. Usando uma voz calma, repita a palavra “relaxe”. Quando sentir que o bebê está reagindo, recompense-o com uma resposta positiva: um sorriso e um beijo.


Mãos

Esta é uma boa forma de mostrar a seu bebê como relaxar as mãos. Usando as almofadinhas dos seus polegares, abra delicadamente a mão dele, gire cada dedinho entre seu indicador e polegar e, finalmente, massageie a parte de cima da mãozinha, do pulso até a ponta dos dedos.


Rosto

Massagear o rosto pode ajudar a relaxar a tensão causada pela sucção, o choro e o desconforto da dentição.

Os bebês espelham os seus movimentos e expressões. Esse momento é ideal para fazer contato visual e aproveitar para ficar juntinho dele. Faça pequenos círculos em torno da mandíbula com as pontas dos dedos.


Costas

Massagear as costas pode incentivar o fortalecimento do pescoço, ombros e braços para que o bebê consiga levantar a cabeça, além de acalmá-lo e relaxá-lo. Há muitas formas de posicionar seu filho, encorajando-o a ficar de bruços. Você pode aprender essas diferentes posições em uma aula de massagem para bebês.

Com o bebê de bruços, comece com as duas mãos juntas, na parte de cima das costas, em ângulos retos em direção à coluna. Mova as mãos para frente e para trás, em direções opostas, descendo até o bumbum, depois suba até os ombros e volte para baixo novamente. Passe a mão, então, do pescoço até os pés.

Pela massagem, você pode ficar mais sensível a como seu bebê se comunica e ter ideias sobre a melhor forma de dar suporte a ele nos primeiros meses de vida. Você e seu filho descobrirão o que é melhor para os dois. É importante estar ciente de que a massagem é algo que você faz “com o bebê” e não, “no” bebê.

Estes movimentos de massagem são baseados no material INFANT MASSAGE: A Handbook for Loving Parents de Vimala McClure, fundadora da International Association of Infant Massage (IAIM).

A IAIM é uma organização sem fins lucrativos e não endossa nenhum dos produtos.

Laços por meio da massagem

Mostre para ele quanto se importa, usando a primeira linguagem do bebê: o toque.

Logo Baby Center

12 motivos por que o bebê chora

Barriga cheia? Ok. Fralda limpa? Ok. Ainda chorando? Veja os 12 motivos por que os bebês choram no BabyCenter® para que possa acabar com as lágrimas mais rapidamente.

Voltar ao topo