Skip to main content

Como o tato, o olfato tem um papel importante no desenvolvimento saudável do bebê. As sensações de segurança, felicidade e tranquilidade criadas pelo toque são reforçadas ainda mais quando você usa produtos que ampliam a experiência da massagem por meio do olfato.

Aromas agradáveis e conhecidos, como já comprovado, melhoram o humor, a calma e a atenção do bebê, e o cheiro da mamãe pode ajudar a reduzir o choro.

Estabeleça rotinas regulares com produtos que tenham fragâncias conhecidas, que podem ajudar seu bebê a se conectar com a experiência e com você mais rapidamente.

Aromas: o segredo das lembranças duradouras

Lembranças evocadas pelo cheiro são mais emotivas e prazerosas do que aquelas estimuladas por outros sentidos. A habilidade de cheirar e as associações relacionadas pelos odores começam logo cedo. Recém-nascidos usam seu olfato, mais do que qualquer outro sentido, para se familiarizar com seu próprio mundo. Na verdade, é nesse momento que o laço com seu pequeno se estreita – bebês são capazes de reconhecer suas mães utilizando apenas seu olfato.

Ainda nas primeiras semanas de vida, o cérebro do seu bebê começa a associar as experiências entre emoções e aromas. Odores prazerosos, quando combinados com toques de carinho, podem criar memórias duradouras.

Por que o olfato evoca mais memórias do que qualquer outro sentido

Por que uma fragrância é mais do que apenas um aroma agradável? Tem tudo a ver com a composição do cérebro.

Quando vemos ou ouvimos algo, os sinais são enviados ao tálamo, uma parte cerebral que age como um porteiro, antes que esses sinais sejam processados. Mas quando sentimos um cheiro os sinais são transmitidos diretamente para a área do cérebro responsável por processar os odores – chamada bulbo olfativo.

A área de processamento está conectada pelo caminho olfativo para a parte do cérebro responsável pelas nossas emoções, conhecida como a amígdala, e pela nossa memória, conhecida como hipocampo e córtex entorrinal.

Como resultado, o olfato ativa essas regiões de forma mais rápida e é o gatilho para lembranças mais vibrantes emocionalmente do que os outros sentidos.

JOHNSON’S® “Cheirinho de bebê!”

Uma das fragrâncias que as pessoas mais associam aos bebês é o cheirinho de JOHNSON’S® baby. [Produtos:] Nossas fórmulas ajudam a criar memórias de longa duração, tanto para pais quanto para bebês, há muitas gerações.

De onde vêm as fragrâncias JOHNSON’S® baby?

A Givaudan é a principal fabricante de fragrâncias do mundo e responsável por criar algumas das fragâncias mais icônicas da JOHNSON’S®, incluindo:

América do Norte baby lotion, gold shampoo

América Latina baby lotion, gold shampoo, HEAD-TO-TOE®

Ásia-Pacífico (exceto Europa, Oriente Médio e África): baby lotion, gold shampoo

Europa, Oriente Médio e África: HEAD-TO-TOE®

Olfato e memória

Descubra fatos surpreendentes sobre a conexão entre os aromas e a emoção, com o especialista em olfato, Dr. Kumar Vedantam.

Logo Baby Center

O sentido do olfato no seu filho ainda está em evolução até os 8 anos de idade. O BabyCenter® acompanha você pelo desenvolvimento olfativo mês a mês no primeiro ano de vida.

Voltar ao topo