Skip to main content

Você sabe que o poder do toque e da massagem pode fortalecer os seus laços e ajudar no desenvolvimento saudável do seu pequeno, mas deve estar se perguntando: como começar?

Veja algumas dicas e técnicas de massagem no bebê para ajudá-la a se preparar para massagear seu bebê de maneira suave e segura, ao mesmo tempo que faz de tudo para que o momento signifique muito mais.

OBS.: Não faça massagem no bebê se ele tiver acabado de tomar vacina. A área da injeção ainda pode estar dolorida.

Técnicas de Massagem no Bebê e Dicas

  • Escolha um momento em que seu filho esteja relaxado, bem-humorado e alimentado.
  • Certifique-se de que o quarto esteja aquecido e a luz não esteja muito clara. Você também pode colocar uma música suave ao fundo.
  • Tenha em mãos o necessário: óleo, toalha, fraldas limpas e roupas.
  • Lave as mãos e remova joias e bijuterias.
  • Use um lugar seguro e confortável para fazer a massagem e posicione seu bebê de forma que ele possa ver seu rosto com nitidez.
  • Antes de começar, tire um tempo para relaxar, respirando fundo algumas vezes — isso pode ajudar seu bebê a relaxar também.
  • Os bebês são diferentes e estão mudando o tempo todo. Por exemplo: bebês novinhos podem se sentir mais seguros se estiverem vestidos e mais próximos do corpo dos pais.

Use óleo quando massagear seu bebê

Quando massagear seu bebê, use uma pequena quantidade de um óleo formulado adequadamente, como JOHNSON’S® baby Óleo, o suficiente para suas mãos deslizarem confortavelmente sobre a pele do bebê.

Massagear seu bebê com óleo reduz a fricção, ajudando a manter seus movimentos mais suaves e rítmicos. Em um estudo que comparou bebês de 1 mês massageados com óleo com aqueles que não foram, foi demonstrado que os que receberam a massagem com óleo ficaram menos agitados, fizeram menos caretas e ficaram menos estressados (gemidos e punhos cerrados).

Mas tenha cuidado ao escolher um óleo para utilizar na pele do seu filho. Óleos naturais não formulados especificamente para a pele do bebê, como azeites de oliva para culinária, comprados em supermercados, podem danificar a barreira da pele, provavelmente gerando ressecamento. Óleo mineral puro com classificação de grau farmacêutico, como o que é usado em todos os JOHNSON’S® baby Óleos, contribui com a função protetora da barreira da pele e ajuda a evitar a perda de umidade, aliviando os sintomas de ressecamento, ao mesmo tempo que não obstrui os poros.

Não aplicar óleo sobre a pele irritada. Caso se desenvolva uma irritação, descontinue o uso. Sempre leia o rótulo antes de utilizar qualquer produto.

ATENÇÃO: Mantenha todos os produtos fora do alcance de crianças. Mantenha qualquer óleo de bebê fora do alcance de crianças para evitar que seja ingerido ou inalado acidentalmente, o que pode causar ferimentos sérios. Se ocorrer problema para respirar, consulte um médico imediatamente.

O poder das fragâncias e da massagem

A massagem não é apenas um momento para ajudar seu pequeno a ter os benefícios do toque; também é a oportunidade perfeita para envolver o olfato do seu bebê.

O olfato começa a funcionar depois de 28 semanas de gestação, antes mesmo de o bebê sair do útero. De todos os sentidos, é o que é mais ligado à memória; então, ele é o gatilho para lembranças mais emocionalmente vibrantes do que qualquer outro sentido. E fragâncias agradáveis e conhecidas, conforme já comprovado, melhoram o humor e a atenção do seu bebê.

Durante a massagem, ao utilizar de maneira consistente um óleo de bebê com a mesma fragrância, como JOHNSON’S baby oil, pode-se não só evocar os sentimentos agradáveis passados com você no início da vida, mas também ajudar seu bebê a reconhecer, assim que a primeira gota for aplicada, que o momento da massagem começou e que agora ele pode relaxar e se conectar totalmente com você.

A ciência do bebê!

O contato pele a pele, também conhecido como “técnica canguru”, é uma prática bastante poderosa, que tem benefícios específicos para os bebês prematuros ou nascidos abaixo do peso.

Para essas crianças, pesquisas demonstram que o contato pele a pele pode promover relacionamentos de carinho com a mãe e o pai, melhorar as habilidades de pensamento, aumentar a possibilidade de amamentação e reduzir o número de dias passados no hospital.

Por meio da massagem, você pode aprimorar a consciência de como seu bebê se comunica. Você vai aprender do que ele gosta, do que não gosta, quais são seus desejos e emoções. Você aprenderá qual é o melhor momento para fazer carinho, brincar e relaxar. E o seu relacionamento vai crescer, pois você e seu bebê descobrirão o que é melhor para vocês dois.

Laços por meio da massagem

Mostre para ele quanto se importa, usando a primeira linguagem do bebê: o toque.

O sentido do toque começou no útero. Ficou curiosa para saber como ele está se desenvolvendo? O BabyCenter® mostra, mês a mês.

Voltar ao topo