Skip to main content

Perto da marca dos 3 meses, seu bebê começará a dormir por mais tempo durante a noite, mas é importante manter uma rotina noturna, não só para ele continuar a dormir bem, mas também porque a massagem na hora do banho e os carinhos que você faz podem significar muito mais.

Ritmos de sono começam a se desenvolver em torno de 6 semanas, e a maioria dos bebês é capaz de ter ciclos regulares aos 3 ou 6 meses. Quando seu pequeno começa a compreender a diferença entre a noite e o dia, passa a ser um momento perfeito para melhorar a rotina da hora de dormir.

Ensine seu bebê a se acalmar sozinho

O aspecto mais importante de fazer seu bebê dormir durante a noite é fazê-lo aprender a se acalmar sozinho até dormir. Coloque a criança na cama quando ela estiver sonolenta, mas ainda acordada. Os bebês precisam conseguir dormir de maneira independente para que possam se tranquilizar sozinhos quando acordarem no meio da noite.

Quanto meu bebê precisa dormir?

Depois dos 3 meses, os bebês dormem entre 13 e 15 horas por dia. É importante perceber, no entanto, que cada bebê é diferente; alguns precisarão dormir mais e outros, menos.

Com que frequência meu bebê deve dormir?

Seu bebê também precisará tirar sonecas de 2 a 4 vezes por dia. Reduzir os cochilos não vai ajudar durante a noite: pode, inclusive, fazer com que ele fique mais cansado e tenha uma noite de sono pior, mas evite sonecas próximas da hora de dormir.

O que evitar
Certifique-se de que a rotina noturna do seu bebê não seja muito longa ou impraticável de ser mantida. Evite ninar ou amamentar seu bebê para ele dormir, pois você pode acabar tendo de fazer o mesmo quando ele acordar durante a noite! Coloque-o na cama quando ele estiver sonolento, mas ainda acordado, e alterne com seu parceiro para colocar o pequeno na cama.

Mudanças no padrão de sono

Curiosamente, os avanços físicos do seu bebê podem alterar os padrões do sono. Muitos marcos de desenvolvimento, como rolar e levantar, podem temporariamente mexer com o sono do bebê. Não fique desanimada se ele, que já dormiu durante toda a noite, passar a acordar no meio dela. Mantenha a sua rotina para ajudar seu bebê a voltar ao padrão de sono regular.

Rotina de 3 passos JOHNSON’S

Nossa Rotina de 3 passos JOHNSON’S® inclui a hora do banho e a massagem, dois rituais fundamentais para o desenvolvimento saudável do seu bebê. Quando feitos de forma regular, esses rituais, combinados com os carinhos de um momento tranquilo, também ajudam seu bebê a saber que é hora de dormir.

Um banho morno

Uma massagem suave

Um momento tranquilo

Logo Baby Center

Seu bebê pode fazer algumas coisas durante o sono que a façam ficar preocupada. O que é normal? O BabyCenter® ajuda você a descobrir.

Mães de todo o mundo confiam em JOHNSON’S® para o cuidado dos seus filhos

Nosso compromisso é trabalhar com mães, profissionais da saúde e cientistas, garantindo que nossos produtos continuem a atingir os mais altos padrões de segurança, qualidade e cuidado.

Voltar ao topo