Skip to main content

Sobre a pele do seu bebê:

  • A pele do bebê possui uma função importante para manter sua saúde e o defender contra elementos irritantes, germes e bactérias.
  • A pele regula a temperatura interna do bebê e, por isso, precisa de hidratação.
  • A pele do bebê absorve a hidratação mais rapidamente que a pele de crianças e adultos e, por isso, também pode se desidratar em pouco tempo.
Bebê deitado com a mãozinha para cima

Mantendo a pele do bebê saudável

A barreira da pele do seu bebê é a primeira defesa dele contra o mundo exterior. Como a pele do bebê é mais vulnerável aos elementos irritantes, como as mudanças de temperatura e umidade, certifique-se de que ela está sempre limpa e hidratada.

Mãe beijando bebê deitado nunma toalhinha

Use um sabonete hidratante

É importante usar um sabonete hidratante para bebês para ajudar a manter a hidratação ao mesmo tempo em que limpa a pele delicada. 

Bebê tomando banho numa banheira ao lado de produtos Johnson's baby

Mantenha a pele do bebê hidratada

O bebê exige hidratação constante. Por isso, hidratar regularmente a pele do bebê, principalmente depois do banho, é uma boa forma de protegê-la do ressecamento.

Ponto de interrogação

Você sabia?

Em um estudo clínico, 10% das mães que responderam a um pesquisa acreditavam que a pele do bebê era seca, quando, na verdade, mais de 60% dos bebês tinha sinais clínicos de ressecamento.

Como limpar os ouvidos, olhos e nariz do bebê

Dedinhos das mãos, dedinhos dos pés, olhos, ouvidos e nariz. É importante mantê-los limpos e saudáveis. Veja algumas dicas de como fazer isso:

  • Ícone com o número 1
    Como limpar os ouvidos do bebê
    Tenha como foco limpar a parte externa. Tenha muito cuidado quando for limpar a orelha do bebê. Nunca insira qualquer coisa no ouvido ou no nariz do bebê.
  • Ícone com o número 2
    Como limpar os olhos do bebê
    Segure a cabeça do bebê, limpe delicadamente em torno de cada olho com uma bolinha de algodão embebida em água morna limpa. Use um novo algodão para cada olho e sempre limpe do canto interno para o externo.
  • Ícone com o número 3
    Como limpar o nariz do bebê
    Se o seu bebê estiver com o nariz congestionado, converse com o médico sobre usar gotas de soro fisiológico ou um aspirador nasal, ou use uma bolinha de algodão para limpar delicadamente a sujeira que ficar em volta do nariz.
  • Ícone com o número 4
    Como limpar as unhas do bebê
    Corte as unhas do bebê regularmente para evitar que ele se arranhe e prevenir infecções. Corte no momento após o banho, quando elas estão mais moles. Use tesoura com ponta arredondada e siga a linha natural do dedo, afastando a parte macia do dedo para evitar cortar a pele.

Proteção solar = Pele saudável do bebê

Casal sorridente com bebê num local cercado por natureza

Hábitos saudáveis de cuidado com a pele começam cedo. Comece agora a proteger a pele delicada do seu bebê dos raios danosos do sol para ele aproveitar uma vida toda com uma pele saudável.

Segurança do recém-nascido no sol: A proteção do seu bebê contra o sol ainda não está desenvolvida e queimaduras podem ocorrer no bebê, apesar dos seus maiores esforços para bloquear o sol. Pode levar apenas 10 ou 15 minutos para a pele do bebê se queimar. Cuidado! A maioria dos pediatras recomenda que os produtos de proteção solar não sejam usados em bebês menores de seis meses, o que significa que você precisará de outros métodos de proteção.

Bebês mais velhos: Mesmo bebês mais velhos (e crianças) devem evitar se expor ao sol por períodos longos. Eles sempre devem usar roupas de proteção e óculos de sol.