Skip to main content

No meio da espuma, água, gritinhos e risadas, a hora do banho é o momento perfeito do dia para estimular os sentidos do seu bebê e estreitar laços. Siga o passo a passo do nosso guia simples, para aprender o básico e algumas novidades.

A hora do banho significa Muito mais para o seu bebê™

Aproximadamente 8 bilhões de banhos são dados, em todo o mundo, usando os produtos JOHNSON’S® baby. A hora do banho é uma das nossas rotinas favoritas, pois ele não só relaxa, mas também é um momento que promove maior contato e brincadeiras, depois de um dia corrido – ao mesmo tempo que estimula os sentidos do tato e olfato do seu bebê.

Pesquisas mostram que a rotina do toque pode levar a um melhor desenvolvimento fisiológico, cognitivo, emocional e social, além de fragâncias agradáveis e conhecidos melhorarem o humor, a sensação de calma e a atenção do seu filho.

Assim como a massagem, um banho morno pode ser uma excelente forma de ajudar a deixar seu filho pronto para deitar.

A água não é o suficiente para o banho do seu bebê

Limpar só com água remove cerca de 65% da oleosidade e sujeira. Não remove as Impurezas de gordura que são insolúveis em agua (exemplo: resíduos de fezes) que ficam sob as fraldas e roupas, que, se permanecerem na pele, podem causar a destruição da delicada barreira da pele*. E a água sozinha pode, na verdade, ressecar a pele do bebê. O uso recorrente apenas da água, principalmente quando é dura ou clorada, causa perda de umidade das células epiteliais, como já comprovado, e deixa a pele do bebê irritada ou vermelha.

Um sabonete suave e específico para bebês, como JOHNSON’S® baby Sabonete Líquido Glicerinado da Cabeça aos Pés, é recomendado para ajudar a limpar de forma eficaz.

Sabonete Líquido Ideal

  1. Remove de maneira eficaz as impurezas, como óleos e gorduras.
  2. Respeita a barreira da pele sensível do bebê, mantendo o seu pH natural
  3. Fórmula suave, que evita irritação.

Dando banho no recém-nascido

A maioria das parteiras e profissionais de saúde recomenda dar banho nos recém-nascidos de 2 a 3 vezes por semana, aumentando a frequência conforme ele cresce. Comece com banhos de esponja até que o cordão umbilical caia e o ferimento cicatrize.

Aprenda dar banho no seu bebê

Como dar banho no bebê

Você pode usar uma pequena banheira de plástico colocada dentro da banheira da sua casa, ficando mais fácil segurar o bebê.

  1. 1.

    Comece com apenas alguns centímetros de água morna. A temperatura tem que estar entre 32 e 37 graus. Depois de encher a banheira, agite um pouco a água, com as mãos, para conferir se há pontos quentes.

  2. 2.

    Antes de colocar o bebê na banheira, teste a temperatura da água na parte interna do pulso, para garantir que não esteja quente demais.

    OBS.: Certifique-se de que o aquecedor da sua casa não esquenta acima de 48 graus, para proteger contra queimaduras acidentais.

  3. 3.

    Utilizando um braço para apoiar gentilmente as costas, cabeça e pescoço do bebê, coloque-o com cuidado na banheira. Continue a apoiá-lo usando um braço, enquanto o banha com o outro.

  4. 4.

    Limpe delicadamente em volta dos olhinhos do bebê, com um chumaço de algodão umedecido com água morna e potável. Utilize um chumaço limpo em cada olho, limpando sempre do canto interno para o externo. Depois, passe uma fralda de pano macia em volta da boca, nariz e rosto do bebê, limpando do meio do rosto para fora. Limpe as dobras do pescoço, sem esquecer atrás das orelhas.

  5. 5.

    Para bebês mais novos, umedeça uma fralda com água morna e use um sabonete suave formulado para bebês, como JOHNSON'S® baby Sabonete Líquido Glicerinado da Cabeça aos Pés. Se o pequeno tiver mais cabelo, experimente um shampoo suave, como JOHNSON'S® baby shampoo. Não tenha medo de lavar cuidadosamente os áreas moles (chamadas de fontanelas ou moleira) na cabeça do bebê.

  6. 6.

    Lave a área da fralda por último. Caso seja menina, limpe a área genital lavando da frente para trás. Se forem meninos, lave delicadamente o pênis e área genital, no sentido da frente para trás, e seque completamente. Se o menino não tiver sido circuncidado, evite puxar o prepúcio para trás.

  7. 7.

    Deixe o bebê aproveitar alguns momentos na banheira, curtindo a água morna. Derrame água no corpinho, usando um copo ou pote, para mantê-lo quentinho. Tome cuidado com a água saindo da torneira, pois a temperatura pode mudar repentinamente.

  8. 8.

    Posicione as mãos em volta do tórax do bebê, embaixo dos braços, apoie a cabeça e levante-o da banheira, enrolando-o em uma toalha.

  9. 9.

    Seque bem todas as dobrinhas do bebê, pois a umidade excessiva pode causar irritação da pele. Passe a toalha delicadamente, para evitar ferir a pele.

  10. 10.

    Antes de vestir o bebê, aplique um hidratante suave, como a hipoalergênica JOHNSON'S® baby Loção Hidratante comprovadamente suave e delicada.

Dicas para o banho do bebê

  • Limpe apenas o que consegue ver. Evite colocar qualquer coisa dentro do ouvido ou nariz do bebê.
  • Cada criança é diferente, mas algumas não gostam de tomar banho logo depois de se alimentar. Muitas mães acreditam ser melhor dar banho antes de o bebê mamar ou comer.
  • E lembre-se: NUNCA deixe o bebê sozinho no banho. Nem por um segundo.

O banho é uma forma perfeita para separar a “hora de brincar” da “hora de dormir”, ao mesmo tempo que é uma oportunidade de criar laços. Mesmo os dias mais corridos podem ser aliviados quando você termina a noite embrulhando seu bebê limpinho, bem confortável, no cobertor — o momento ideal para entoar uma canção de ninar.

Dicas para o banho do bebê

Lançado em 1953, JOHNSON'S® baby shampoo foi o primeiro produto formulado especificamente para ser tão suave para os olhos. Nosso exclusivo JOHNSON'S® baby shampoo e outros produtos com a fórmula CHEGA DE LÁGRIMAS® foram desenvolvidos para as exclusivas necessidades dos bebês.

A ciência por detrás de CHEGA DE LÁGRIMAS®

*A barreira da pele é a camada mais superior da pele, que funciona como um bloqueio vital para elementos irritantes externos, bactérias e alérgenos, protegendo o corpo das doenças. Na pele dos bebês, a barreira da pele é diferente da dos adultos, pois ainda está em desenvolvimento, por isso precisa de cuidados especiais.

O que é verdade? O que é mito?

Saiba mais sobre quando e como dar banho no bebê.

Logo Baby Center

A hora do banho pode ser muito gostosa, tanto para você quanto para o bebê, mas é bom prestar atenção em dicas de segurança.

Voltar ao topo