Skip to main content

A primeira semana do pequeno em casa será um momento de aprendizado e crescimento (tanto para você quanto para ele). Saiba que, quando cuida do cordão umbilical do seu bebê, um ato que pode parecer tão simples, na verdade, você está fazendo Muito mais para o seu bebêTM. O seu toque suave quando higieniza e seca a área delicada incentiva a autoconfiança do bebê e ajuda a construir os laços afetivos entre vocês.

Como cuidar do cordão umbilical do bebê

Não tenha medo de limpar o cordão umbilical: quanto mais rápido a base secar, mais cedo o umbigo irá cair. Certifique-se de que lavou as mãos antes de manusear a área. Caso o umbigo fique sujo com urina ou fezes, você deve limpá-lo quando trocar a fralda. Para higienizar o umbigo com segurança, pegue um cotonete ou chumaço de algodão e limpe em volta da base do cordão com água potável.

Lembre-se de evitar cobrir o cordão com a fralda, pois a região deve ser mantida seca e limpa o tempo todo. Caso a fralda seja muito alta, dobre-a antes de fechá-la. Você também pode comprar fraldas especiais para recém-nascidos, que têm um espaço cortado para o umbigo. A área do cordão deve cicatrizar em cerca de 7 a 10 dias.

Sinais de atenção

Consulte o seu médico caso note que o umbigo:

  • está amolecido;
  • tem um odor forte;
  • está com uma faixa vermelha em torno dele ou soltando algum líquido.

É normal que saiam algumas gotas de sangue quando o umbigo cair.

Mitos do cuidado com a pele do bebê

Aprenda a cuidar da pele delicada do seu bebê.

Logo Baby Center

Seu bebê é único – assim como o umbigo dele! Acesse BabyCenter® para saber o que faz o umbigo ficar para dentro ou para fora.

Voltar ao topo