Skip to main content

Dedinhos perfeitos, pezinho perfeito, olhos, ouvidos e nariz perfeitos. É importante mantê-los limpos e saudáveis. Veja algumas dicas de como fazer isso.

Seu toque significa Muito mais para o seu bebê™

Limpar os olhos, ouvidos e nariz do seu bebê, além de cuidar das unhas, pode significar muito mais. Até esses pequenos rituais têm o poder de ajudá-la a criar os laços com seu bebê. O toque diário o ajuda a desenvolver a autoconfiança e a capacidade de se relacionar com os outros, enquanto promove um desenvolvimento feliz e saudável.

Antes de começar, vamos à segurança!

Nunca coloque nada diretamente nos ouvidos, olhos ou nariz do bebê. Limpe tudo o que precisar nos olhos, boca, nariz ou área externa da orelha com um chumaço de algodão umedecido.

Orelhas do bebê

Mantenha o foco na limpeza externa. Mesmo que existam na farmácia vários produtos para limpar dentro e fora dos ouvidos, somente o seu médico pode dizer o que é necessário.

ATENÇÃO: Quando utilizar na orelha, não insira no canal auditivo. Remova delicadamente a sujeira e cera visíveis da superfície externa da orelha. O uso inadequado pode causar ferimentos. Este produto não é um brinquedo.

Olhos do bebê

Segurando a cabeça do bebê, limpe delicadamente em volta de cada olho com um chumaço de algodão umedecido em água potável e morna. Utilize mais um pouco de algodão para cada olho e sempre higienize do canto interno para o externo.

Nariz do bebê

Se o seu bebê está com o nariz congestionado, há algumas coisas que você pode fazer para oferecer um pouco de alívio. Converse com o médico do seu filho sobre usar spray nasal salino ou uma seringa de borracha (para aspirar as narinas) para aliviar a congestão.

CUIDADOS DE SEGURANÇA: Mantenha fora do alcance das crianças. Caso seu filho tenha asma ou alergia, ou exista histórico familiar, não utilize sem consultar um médico. Podem ocorrer problemas respiratórios graves.

Unhas do bebê

Corte as unhas do seu filho regularmente para evitar que ele se arranhe e o surgimento de infecções, pois as unhas podem armazenar sujeira e germes. Corte-as logo após o banho, quanto estão mais amolecidas. Utilize tesouras sem pontas ou cortadores de unha infantis, com o auxílio de uma lente de aumento, para que as unhas sejam mais fáceis de serem visualizadas, e siga a linha natural dos dedos, apertando a almofadinha para longe das unhas, evitando cortar a pele.

Se seu filho tiver medo, tente:

  • Cortar as suas unhas primeiro – mostre como é divertido.
  • Distraí-lo, cantando uma música.

Mitos do cuidado com a pele do bebê

Aprenda a cuidar da pele delicada do seu bebê.

Logo Baby Center

Cortar as unhas do seu bebê pode ser um pouco assustador no começo. Mas com este guia passo a passo do BabyCenter® você estará pronta para começar.

Voltar ao topo