Skip to main content

Dicas e truques de massagem para bebês

Nas primeiras semanas, use uma pressão lenta e positiva, não gastando muito tempo em uma área específica. Os recém-nascidos podem ter seus sentidos excessivamente estimulados e a maioria vai querer a segurança dos braços dos pais nas primeiras semanas. Já alguns vão querer apenas uma massagem delicada nas costas, sobre a roupa. Comece a entrar em uma rotina com estas técnicas de massagem para recém-nascidos e, quando o bebê estiver mais velho, acesse nosso guia de massagem no bebê para mais informações sobre esse importante ritual.

Mulher massageando as mãos do bebê

Massagear as mãos em repouso

Sempre comece a massagem com uma mão em repouso. Também pode ser utilizada quando seu bebê precisa de uma pausa durante a prática. Essa é uma ótima forma de o bebê se sentir seguro e aproveitar bem o toque.

Pernas de um bebê

Massagear as pernas

Confira se tem óleo de massagem ou loção hidratante suficiente nas mãos antes de começar. Com uma mão, delicadamente segure o tornozelo do bebê. Coloque a outra mão na parte de cima da coxa, moldando-a em torno da perna; depois, deslize para o tornozelo. Repita com movimentos firmes, mas delicados, uma mão após a outra.

Mulher beijando a cabeça do bebê

Massagear a cabeça

Comece com as mãos em ambos os lados da cabeça do bebê, depois deslize para ambos os lados do corpo dele, indo da cabeça aos pés. Em seguida, desenhe pequenos círculos na cabeça dele com a ponta dos dedos.

Mãos de um adulto segurando o pé do bebê

Massagear os pés

Bebês normalmente adoram receber massagem nos pés. Veja as reações de seu bebê no caso de sensibilidade. Um pouco de massagem nos pés do recém-nascido pode causar um efeito positivo em todo o corpo. Aperte suavemente e gire cada dedo entre o polegar e o indicador. Usando polegares alternados, massageie a parte de cima dos pés, dos dedos para o tornozelo.

Mão passando creme no tórax do bebê

Massagear a barriga

Quando o umbigo cicatrizar, uma massagem suave na barriga do recém-nascido pode ajudar na digestão e problemas na região. Comece fazendo contato com a barriga do seu filho, com a mão relaxada e tranquilizadora. Se o bebê for receptivo, faça movimentos suaves de remada, alternando as mãos.

Bebê deitado de bruço no trocador, olhando para o lado

Massagear as costas

Comece a massagem pelo pescoço do bebê, descendo até o bumbum. Você também pode usar o contato pele a pele, para promover a experiência de construção de laços entre o bebê e a mãe/pai.