Skip to main content

Você está prestes a se tornar mãe. Que momento especial em sua vida! É normal ficar nervosa, mas preparar tudo o que puder antes de o bebê chegar pode deixá-la mais calma. Veja algumas coisas que pode fazer para se preparar para dar as boas-vindas ao pequenino.

Envolva os sentidos do bebê

As primeiras estimulações sensoriais do seu bebê vêm do toque, enquanto ele ainda está na sua barriga. E, na 28a semanas de gestação, ele começa a sentir cheiros. Seu pequeno sente os mesmos odores que você! O olfato é o principal sentido ligado à memória, pois seu centro de processamento (córtex olfativo) está localizado perto da região das emoções (amígdala) e da memória (hipocampo e córtex entorrinal); então, é um gatilho para lembranças mais vibrantes emocionalmente do que os outros sentidos. Por isso, você pode querer já começar a usar algumas das loções e óleos de JOHNSON’S® baby para hidratar seu próprio corpo, para que seu filho já se familiarize e se sinta confortável com esses aromas mesmo antes de nascer.

Faça um curso para pais

Os cursos para pais podem ser bastante úteis para papais e mamães de primeira viagem. Saiba mais sobre essas aulas no hospital onde planeja ter o bebê, no consultório do obstetra ou com a parteira, amigos e família.

Pesquise as opções de parto

Há diferentes formas de dar à luz. Faça uma pesquisa e converse com seu ginecologista ou parteira para decidir quais são as melhores opções para você e seu bebê.

Encontre um pediatra

Comece a procurar um pediatra cerca de 3 meses antes da data para a qual o bebê está previsto. Faça uma lista de candidatos – peça recomendações dos amigos, parentes, vizinhos, colegas de trabalho, seu obstetra, parteira e plano de saúde. Se possível, agende uma consulta pré-natal cerca de 2 meses antes da data do parto.

Crie uma lista de contatos

Crie uma lista de contatos (mensagens de texto, e-mail ou telefone) para ter fácil acesso a formas de manter a família e os amigos informados.

Faça a mala do hospital

Pelo menos 1 mês antes da data prevista para o parto, arrume a sua mala para o hospital. Lembre-se de levar:

  • Roupão e chinelos
  • Artigos de higiene, incluindo escova de dente e de cabelo. Não se esqueça dos produtos para o papai (talvez até uma troca de roupa)
  • Roupas para voltar para casa: escolha peças confortáveis, que você usou a partir da metade da gestação.
  • Roupas para que o bebê retorne para casa: uma camisetinha ou body e uma roupinha.
  • Um cobertorzinho (o clima da sua localidade vai ajudar a determinar se precisa de mais)
  • Baby wipes
  • Câmera fotográfica/filmadora ou carregador do seu celular.
  • Sutiã de amamentação e absorventes de seios para mães que vão amamentar.
  • Sabonete líquido para o primeiro banho do bebê no hospital (caso seja solicitado pelo hospital escolhido por você para ter o seu bebê). Recomendamos JOHNSON'S® baby Sabonete Líquido Glicerinado da Cabeça aos Pés.

A ciência do bebê!

Você sabia? Cerca de 25 a 120 minutos de contato pele a pele imediatamente depois do parto podem afetar positivamente as interações entre as mães e os bebês até 1 ano depois!

Garanta a segurança da cadeirinha para o carro

Certifique-se de que a cadeirinha para o carro esteja instalada de forma correta antes de ir para o hospital. Alguns hospitais não permitem que você leve o bebê para casa sem um assento infantil no carro. Muitos postos policiais ficarão felizes em inspecionar a sua cadeirinha para ver se a instalação está adequada, ou você pode acessar TBD para encontrar um local de inspeção certificado na sua região.

Prepare o quartinho

Você e seu bebê passarão muito tempo no quartinho. Uma ótima forma de canalizar sua empolgação com o pequeno é criar um espaço personalizado perfeito para vocês.

Preparando-se para o seu bebê

Como preparar a casa para um novo bebê.

Logo Baby Center

Saber que está grávida pode ser incrivelmente avassalador no começo. Caso queira conhecer outras maneiras de se preparar para o bebê, o BabyCenter® dá ainda mais dicas, separadas por cada trimestre.

Voltar ao topo