Skip to main content

Os chás de bebê existem há séculos – e por um bom motivo: eles são uma ótima forma de celebrar a chegada de uma criança no mundo e de ajudar você a se preparar para se tornar mãe.

Veja alguns passos para começar a organizar um chá de bebê, seja para você mesma ou para uma amiga querida.

Determine o seu orçamento

     Algumas pessoas se responsabilizam por todas as despesas do chá, outras pedem ajuda aos amigos. Quando você identificar quanto dinheiro terá de gastar, poderá começar a planejar o evento: desde quantidade de convidados até quanto gastar em material, incluindo alimentos e bebidas.

Encontre um local

       O local disponível para a festa ajuda a determinar quantas pessoas você pode convidar (quantas cabem no lugar?) e se será algo formal ou informal.
 

Escolha um tema

 
Seu tema pode ser tão simples quanto “É menino!” ou mais específico, como circo ou viagens. Quando decidir sobre o tema, pode começar a fazer os convitinhos, reunir a decoração, selecionar os alimentos e bebidas e planejar atividades que combinem com a temática da festa.
 
 

Inicie o registro do bebê

 
Para ajudar os seus convidados na escolha dos presentes, faça uma lista em algumas lojas especializadas em artigos para bebês. Não se esqueça de incluir itens básicos, assim como produtos mais caros, pois os convidados podem comprar presentes individuais ou em grupo e, portanto, de valor mais expressivo.
 
 

Decida quem convidar

 
 
Pergunte aos principais convidados (como os avós) como estão seus compromissos em relação às datas. Se estiver organizando o chá para uma amiga, peça que ela faça uma lista de convidados.
 
 
Envie os convites
 
 
Você pode enviar convites tradicionais de papel, pela internet ou ser criativa! Chupetas ou chocalhos servem como um substituto fofo. Acrescente um bilhetinho com as informações. Caso a mãe e o pai tenham feito lista em alguma loja, não se esqueça de incluir essa informação no convite.
 

Organize tudo

 
Providencie a decoração, compre pratos e copos descartáveis (se o evento for mais casual). Se for cozinhar, planeje o cardápio e, mais perto da data, compre os alimentos e bebidas de que precisa. Faça o que puder com antecedência. Congele ou refrigere até a data.
 
 

Comemore!

 
A coisa mais importante é que a mamãe, o papai (se ele for convidado) e os convidados se divirtam. Caso algo inesperado aconteça (você esqueça o bolo, por exemplo!), ria de si mesma. A maternidade não tem nada a ver com ser perfeita — tem a ver com amor. Os chás de bebê servem para compartilhar esse amor com a família e amigos.
 

Reunimos mais alguns outros recursos para ajudar com tudo, desde o planejamento até a realização de um chá memorável, passando pela escolha de um presente perfeito (dica: os melhores presentes têm valor sentimental e devem ser práticos).

Logo Baby Center

Veja ideias para o tema do chá, inspirações para jogos e decoração, e realize uma festa personalizada, memorável e divertida.

Logo Baby Center

Descubra as melhores coisas que algumas mães receberam em seus chás e dê ao seu convidado de honra um presente que ele vai amar.
Logo Baby Center

Chás de bebê não precisam ser exclusivamente para as mulheres! Mudando algumas tradições, você pode fazer um chá que todo mundo vai adorar.

Lista de presentes do bebê

Uma lista de presentes ajuda os convidados a escolherem as melhores opções para o novo bebê. Grandes lojas normalmente oferecem serviços de lista de bebê.

Nossa promessa para os bebês

Faça cegonhas de origami, preenchidas com promessas para o seu bebê.

Logo Baby Center

Um novo bebê é celebrado de maneiras diferentes. Visite o BabyCenter® para saber mais sobre as formas interessantes de dar boas-vindas aos bebês.

Voltar ao topo