Skip to main content

Como uma nova mamãe, você já leu, assistiu a vídeos e pesquisou na internet para saber tudo o que deve fazer. Mas quando o bebê chegar, talvez você precise de uma “colinha”. Para ajudá-la a começar bem, criamos este guia rápido para navegar nos itens básicos do bebê.

Segurar

O recém-nascido pode parecer frágil e delicado para você, mas não tenha medo de tocá-lo, pegá-lo ou segurá-lo no colo!

Na verdade, estudos mostram que bebês que ficam no colo mais do que duas horas por dia têm melhor desenvolvimento e choram menos.

Pelo fato de os músculos do pescoço do bebê ainda não estarem totalmente formados, você precisará dar apoio toda vez que pegá-lo no colo. Também apoie a cabecinha dele contra o seu ombro ou mão oposta enquanto o carrega.

Banho

Alguns pediatras recomendam higienizar seu bebê apenas com uma esponja até que o cordão umbilical cicatrize e caia (normalmente em uma ou duas semanas). Certifique-se de ter todos os produtos necessários para o banho prontos antes da chegada do bebê, para que você não precise ficar nem um minuto sequer longe dele.

Como escolher os produtos para o seu recém-nascido

Um produto ideal para o bebê não deve irritar a pele ou os olhos, ressecar a pele ou alterar seu pH natural. É importante também que ele deve ser conservado de forma eficaz para ajudar a manter a qualidade durante o uso normal.

Conheça nossa promessa para você e seu bebê

Troca de fraldas

Muitos pais de primeira viagem ficam surpresos com a quantidade de fraldas que trocam durante o dia. Para facilitar a sua vida, tenha uma boa quantidade estocada antes de trazer o bebê para casa. Também é útil aprender como trocar a fralda do bebê antes (e até praticar!).

Conforto

A maioria dos bebês chora por uma média de duas horas por dia nos primeiros 3 meses. Então, apesar de ser um pouco desconcertante, é normal.

Para dar conforto ao seu bebê, primeiro tente identificar a causa do desconforto. Ele está com fome? Com gases? A fralda precisa ser trocada? É hora de tirar uma soneca? Há muitos estímulos, como barulho, luzes ou atividades? Para ajudar a acalmar um bebê sonolento ou muito estimulado, segure-o no colo, enquanto o balança suavemente. Cante ou converse com ele, deixe-o seguro com a sua voz. Também é útil fazer carinho nas costas enquanto faz isso. Tente diferentes posições para descobrir o que conforta vocês dois.

Algo mais a considerar: seu bebê não tem muita mobilidade nas primeiras semanas e pode chorar por ajuda se estiver deitado de maneira desconfortável no berço. Você pode ajudá-lo a se ajeitar ao trocar delicadamente a posição. Mas, por questão de segurança, sempre coloque o bebê deitado de barriga para cima para dormir.

Os primeiros 10 dias podem significar Muito mais para o seu bebê­™

Aos 3 anos, 85% do cérebro do bebê está desenvolvido. Todas as experiências até esse momento ajudam a formar o cérebro do bebê. Experiências multissensoriais que são repetitivas, consistentes, previsíveis e enriquecedoras podem ajudar seu pequeno a ter um desenvolvimento saudável.

Então não se preocupe tanto se esta fazendo as coisas “corretamente” – o que mais importa é que você passe bastante tempo com ele, envolvendo os sentidos do tato e olfato, ajudando na criação de laços entre vocês, ao mesmo tempo que enriquece o crescimento dele.

Massagem no bebê

Pesquisas demonstram que a massagem pode relaxar os bebês, melhorar seus padrões de sono e acalmá-los quando estão irritados. Fazer uma massagem no bebê também é uma ótima forma de criar laços com ele e é algo fácil de ser feito..

Alimentação

Muitos profissionais de saúde concordam que nada é melhor para o seu recém-nascido do que o leite materno. Nutricionalmente falando, é feito sob medida para o seu filho. É claro que algumas vezes as mães não conseguem amamentar por conta de problemas médicos e outras circunstâncias especiais. Discuta com seu pediatra como alimentar melhor o seu recém-nascido.

Não importa como você decida alimentar seu bebê: sempre assegure-se de segurá-lo enquanto o alimenta. O carinho que vem com a amamentação ajuda a construir laços fortes de afeto entre você e ele.

Sono

A forma como o bebê dorme muda conforme ele cresce. Recém-nascidos dormem muito durante as 24 horas do dia, com frequencia acordando durante o dia e a noite. Mesmo assim, você pode começar a desenvolver uma rotina para a hora de dormir do seu bebê, mesmo no início, com 6 ou 8 semanas.

E, conforme ele se desenvolve e começa a consolidar o sono à noite, com menos “sonecas” durante o dia, você pode ajudá-lo a gradualmente desenvolver um padrão de sono, aprendendo que a noite é para dormir, não para brincar.

Saiba mais sobre como ajudar seu bebê a dormir melhor com a Rotina de 3 passos JOHNSON’S®.

Preparando-se para o seu bebê

Como preparar a casa para um novo bebê.

Logo Baby Center

Seus primeiros momentos em casa com seu novo bebê podem ser excitantes, mas sobrecarregados. BabyCenter® oferece um detalhamento completo para ajudá-la a ficar preparada.

Voltar ao topo