Skip to main content

Como fazer massagem no bebê

Uma massagem delicada pode acalmar o seu bebê, contribuir para seu desenvolvimento e até ajudá-lo a dormir melhor. É fácil e leva apenas alguns minutos.

Rotina de massagem

8 Dicas e truque de massagem para bebês

  • Ícone com o número 1Escolha um momento em que seu bebê estiver acordado e alerta, sem fome ou sem ter acabado de comer
  • Ícone com o número 2Assegure-se de que o quarto não esteja frio e a luz não esteja muito clara
  • Ícone com o número 3Tenha à mão tudo o que precisa: óleo ou loção hidratante para massagem, toalha, fraldas e roupas limpas
  • Ícone com o número 4Lave suas mãos e retire joias e bijuterias
  • Ícone com o número 5Encontre um local confortável para fazer a massagem, para que o bebê possa ver seu rosto claramente
  • Ícone com o número 6Antes de começar, relaxe com algumas respirações profundas — isso pode ajudar seu bebê a relaxar também
  • Ícone com o número 7Os bebês estão sempre mudando. Alguns podem se sentir mais seguros se estiverem perto dos pais
  • Ícone com o número 8Use óleo ou loção hidratante para bebês e deslize de maneira confortável sobre a pele do bebê

AVISO: Mantenha todos os produtos fora do alcance de crianças. Mantenha óleos para bebê fora do alcance de crianças, para evitar ingestão ou inalação acidental, que podem causar ferimentos graves. Caso ocorram problemas respiratórios, consulte um médico imediatamente.

Os benefícios da massagem para o bebê

Mão pegando nos pés do recém-nascido

Toque: Nossa primeira linguagem

Em muitos hospitais e maternidades, os recém-nascidos são colocados sobre o peito da mãe, para terem o máximo de contato pele a pele. O toque suave e amoroso pode ajudar os bebês a crescerem fortes e menos ansiosos. Recém-nascidos que recebem toques rotineiros demonstram 50% mais contato visual e têm três vezes mais possibilidade de ter uma expressão geral positiva do que bebês que não recebem.

Mãe segurando com as duas mãos a mão do recém-nascido

Toque: O que ele faz

A massagem pode acalmar seu bebê e até reduzir o choro, ajudar na digestão e no alívio de cólicas, gases e constipação, aumentar o ganho diário de peso, melhorar a adaptação do bebê ao sono da noite, ajudá-lo a dormir mais profundamente, aliviar a congestão nasal e o desconforto da dentição, ajudar a desenvolver o tônus muscular, a coordenação e a flexibilidade, aumentar a consciência corporal, estimular o sistema imunológico, melhorar a textura da pele, ajudar você e seu bebê a relaxar e melhorar sua autoconfiança para lidar com o bebê.

Seu bebê já é quase uma criança. Neste estágio, ele ficará muito mais ativo, inquieto. Irá sentar, engatinhar e tentar levantar.

Durante a massagem na criança pequena, tente introduzir a diversão, cantando músicas, fazendo rimas e até alguma brincadeira. Utilize estas técnicas de massagem para crianças pequenas para ajudar seu filho a desenvolver a autoconfiança e a capacidade de se relacionar com as outras pessoas, ao mesmo tempo em que trabalha a coordenação e força para se preparar para andar. 

Rolamento de pernas

O rolamento de pernas é uma atividade divertida que aumenta a consciência corporal. Role as mãos pelas pernas, da coxa até o tornozelo.

Costas

Se o seu bebê quer sentar, você pode adaptar sua técnica de massagem para crianças pequenas. Passe uma mão após a outra do pescoço para baixo e depois volte.

Movimentos suaves

Movimentos suaves ajudam a desenvolver a coordenação motora do bebê, alongar a coluna e mantê-lo flexível.

Cruza-cruza-cruza-abre

Cruze os braços do bebê sobre o peito três vezes, alternando qual braço fica para cima e qual fica para baixo. Depois, alongue delicadamente os braços para a lateral.